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Nós somos acadêmicas da UNEB/UAB esse blog é o resultado do nosso trabalho final da 1ª disciplina,estamos aprendendo para aprimorarmos e perfeiçoarmos nosso conhecimento e nossa criatividade. Sabendo que através dos jogos, há possibilidades de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Criamos um blog o qual contém jogos e desafios, curiosidades e atividades que estimulem o raciocínio lógico. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina. A aprendizagem através de jogos e desafios permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico. Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a socialização e as interações do indivíduo com outras pessoas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Varal dos Números


Objetivos:Que o aluno seja capaz de:
· Demonstrar a compreensão da construção do sistema de numeração;
· Identificar o antecessor e o sucessor de números menores do que 100;
· Compreender a ordem de magnitude dos números;
· Interpretar situações-problemas envolvendo adição ou subtração;
· Desenvolver sua concentração e despertar sua curiosidade;
· Desenvolver o espírito de competição, consciência de grupo ,coleguismo e companheirismo.


N° DE JOGADORES:
Toda a turma em duplas.

MATERIAIS:
· 1 ficha numerada para cada aluno;
· 1 varal
· Prendedores de roupas
· Situações-problemas.



MODO DE JOGAR:
Cada jogador recebe uma ficha numerada.O professor lerá a situação-problema e todos os alunos deverão resolvê-la.A dupla que possuir a ficha com o resultado, deverá pendurá-la no varal.O professor deverá ter cuidado de elaborar situações-problema cuja solução não seja repetida e se limite aos resultados que os alunos possuem, ´por exemplo de 1 a 15 se forem 30 alunos.A cada situação lida uma dupla vai e coloca o resultado no varal. Assim até que todas as fichas sejam colocadas.Durante a ida ao varal o professor questiona sobre o lugar do número no varal: é antecessor de que número? Menor de que número? Sucessor de que número? Maior de que número?
MODELO DO VARAL:
0 1 2 3 4 5 6 7 8


EXEMPLO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA:
Ana tem 9 anos e Carla tem 12 anos. Quantos anos Carla tem a mais que Ana?

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