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Nós somos acadêmicas da UNEB/UAB esse blog é o resultado do nosso trabalho final da 1ª disciplina,estamos aprendendo para aprimorarmos e perfeiçoarmos nosso conhecimento e nossa criatividade. Sabendo que através dos jogos, há possibilidades de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Criamos um blog o qual contém jogos e desafios, curiosidades e atividades que estimulem o raciocínio lógico. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina. A aprendizagem através de jogos e desafios permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico. Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a socialização e as interações do indivíduo com outras pessoas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESTABELECENDO ESTRATÉGIAS


Na figura ao lado, temos vários tipos de triângulos, inclusive alguns sobrepostos sobre outros.
Você consegue contá-los?
O desafio consiste em estabelecer uma estratégia eficiente para proceder à contagem.
Veja o resultado:
Em primeiro lugar, observamos que a figura está dividida em 13 regiões.Destas, 12 são triângulos.
Tomando agora estas regiões de duas em duas, obtemos 12 novos triângulos
Tomando agora estas regiões de três em três, obtemos 6 novos triângulos
Tomando agora estas regiões de quatro em quatro, obtemos 2 novos triângulos.
Varal dos números
Nº de jogadores: toda turma em duplas.
Materiais:
-1 ficha numerada para cada aluno; - 1 varal; prendedores de roupa; - situações-problema.
Modo de jogar: Cada jogador recebe uma ficha numerada. O professor lerá a situação-problema e todos os alunos deverão resolvê-la.A dupla que possuir a ficha com o resultado, deverá pendurá-la no varal.O professor deverá ter o cuidado de elaborar situações-problemas cuja solução não seja repetida e se limite aos resultados que os alunos possuem, por exemplo de 1 a 15 se forem 30 alunos,A cada situação lida uma dupla vai e coloca o resultado no varal.Assim até que todas as fichas sejam colocadas.Durante a ida ao varal o professor questiona sobre o lugar do número no varal: é antecessor de que número? Menor de que número? Sucessor de que número? Menor de que número?
Material utilizado para confecção do jogo:
O varal é feito com uma corda e colocado no quadro ou na parede. As fichas podem ser feitas em papel cartaz ou cartolina.
Modelo do varal
Exemplo de situações-problema:
O professor elaborará de acordo com nível em que os alunos se encontram.
· Ana tem 9 anos e Carla tem12 anos.Quantos anos Carla tem mais que Ana?
· Leandro fará 14 anos, mas só tem oito velas para colocar em seu bolo. Quantas velas a mais deverá comprar?
Matemática florida
Tabuleiro da adição
Flores poligonais
Qual é o maior produto?
Batalha da multiplicação?
Brincando com as operações e expressões
Construindo o conjunto dos números primos
Matemática apaixonante
Dicionário da matemática

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