Quem sou eu

Minha foto
Nós somos acadêmicas da UNEB/UAB esse blog é o resultado do nosso trabalho final da 1ª disciplina,estamos aprendendo para aprimorarmos e perfeiçoarmos nosso conhecimento e nossa criatividade. Sabendo que através dos jogos, há possibilidades de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Criamos um blog o qual contém jogos e desafios, curiosidades e atividades que estimulem o raciocínio lógico. O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina. A aprendizagem através de jogos e desafios permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico. Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a socialização e as interações do indivíduo com outras pessoas.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Referências

LARA, Isabel Cristina Machado
LIVRO- Jogando com a matemática
Editora- Rêspel LTDA

SITE:
www.vicentinamerces.com.br

respostas dos desafios

1- 20
2-Montagem da primeira figura:3 bolinhas em cima e 3 bolinhas em baixo uma em seguida da outra co espaço que represente dois quadrados iguais,então está formado os dois quadrados.Para a resposta acrescentar-se mais uma bolinha acima das bolinhas do meio,agora é só traça o quadrado.
3- 746
4- 381 654 729

desafios

Descubra o número que é divisível por 9, de nove algarismos distintos e nenhum deles é zero.

- o número formado pelos dois primeiros algarismos é divisível por 2;

- o número formado pelos três primeiros algarismos é divisível por 3;

- o número formado pelos quatro primeiros algarismos é divisível por 4;

- o número formado pelos cinco primeiros algarismos é divisível por 5;

- o número formado pelos seis primeiros algarismos é divisível por 6;

- o número formado pelos sete primeiros algarismos é divisível por 7;

- o número formado pelos oito primeiros algarismos é divisível por 8;

desafios

Um número e seu sêxtuplo são formados pelos mesmos algarismos. A soma dos algarismos desse número é 17 e a de seu sêxtuplo é 21. Qual é esse número?

desafios

Rogério coloca, sobre a mesa, 6 bolinhas de modo a formar dois quadrados. Ele percebe que havia esquecido de colocar mais uma bolinha. Complete a figura formada pelas bolinhas com essa bolinha a mais, de modo a formar 3 quadrados

desafios

Oito dados são agrupados formando um cubo. Quantas faces ficam visíveis?

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Flores poligonais

Nº de jogadores: 5 jogadores
Materiais:- 20 “pétalas” contendo características dos poligonais trabalhados; -5 “miolos” com figura de um polígno; -1 “pétala” em branco.
Modo de jogar: Cada jogador recebe um “miolo” e 4 “pétalas”, as “pétalas” sendo que um deles receberá uma peça a mais.Cada um deve encaixar as “pétalas” no seu miolo se ela corresponder aos atributos daquele polígno.O jogo inicia com o jogador que recebeu uma carta a mais mostrando suas cartas (viradas para si) ao jogador do lado para que este retire uma das “pétalas” (sem ver, como o jogo “dorminhoco”) e tente encaixar no seu miolo.Depois o seguinte jogador retira uma das suas “pétalas” e assim, sucessivamente, até alguém conseguir montar sua flor sendo o vencedor.Caso o número de jogadores seja menor, apenas retiramos os “miolos” que sobrarão e distribuímos todas as “pétalas ” entre os jogadores.
Material utilizado para confecção do jogo:
Todas as peças são confeccionadas, separadas, em papel cartaz e para uma maior durabilidade sugere-se que se utilize papel contac.

Matemática florida


Nº de jogadores: 5 alunos
Materiais: - 30 “pétalas” na forma hexagonal contendo adições; -5 “miolos” na forma hexagonal com número de 5 a 9; -1 “pétala”em branco.
Modo de jogar: Cada jogador recebe um “miolo” e 6 “pétalas” sendo que um deles receberá uma peça a mais.Cada um deve encaixar as “pétalas ” no seu miolo se ela resultar no número representado.O jogo inicia com o jogador que recebeu uma carta a mais mostrando suas cartas(viradas para si) ao jogador do lado para que este retire uma das “pétalas” (sem ver) e tente encaixar.Depois o seguinte jogador retira uma de suas “pétalas” e, assim, sucessivamente,até alguém conseguir montar sua flor
Material utilizado para confecção do jogo:
As pétalas e os miolos poderão ser confeccionados em papel cartaz ou cartolina. Sugiro utilizar papel contact para maior durabilidade.O tamanho das figuras será designado na sua confecção, mas é interessante que as medidas escolhidas facilitem o manuseio do aluno.

Tabuleiro da adição



Nº de jogadores: em dupla ou individual
Materiais: -1 tabuleiro na forma triangular com 25 triângulos desenhados cada um contendo um resultado; -25 peças triangulares cada uma contendo uma expressão matemática envolvendo adição ou subtração.
Modo de jogar: A dupla receberá o tabuleiro, as 25 peças devendo resolver a expressão indicada na peça e encaixá-la no tabuleiro, no qual estará o resultado. Não precisa ser competitivo. Pode ser dado ao aluno, quando ele termina a tarefa antes dos demais colegas.
Material utilizado para confecção do jogo:
O tabuleiro poderá ser confeccionado em papel cartaz ou cartolina e as fichas também. O tabuleiro terá abas para dobrar e formar uma caixinha para que as peças não caiam.

Varal dos Números


Objetivos:Que o aluno seja capaz de:
· Demonstrar a compreensão da construção do sistema de numeração;
· Identificar o antecessor e o sucessor de números menores do que 100;
· Compreender a ordem de magnitude dos números;
· Interpretar situações-problemas envolvendo adição ou subtração;
· Desenvolver sua concentração e despertar sua curiosidade;
· Desenvolver o espírito de competição, consciência de grupo ,coleguismo e companheirismo.


N° DE JOGADORES:
Toda a turma em duplas.

MATERIAIS:
· 1 ficha numerada para cada aluno;
· 1 varal
· Prendedores de roupas
· Situações-problemas.



MODO DE JOGAR:
Cada jogador recebe uma ficha numerada.O professor lerá a situação-problema e todos os alunos deverão resolvê-la.A dupla que possuir a ficha com o resultado, deverá pendurá-la no varal.O professor deverá ter cuidado de elaborar situações-problema cuja solução não seja repetida e se limite aos resultados que os alunos possuem, ´por exemplo de 1 a 15 se forem 30 alunos.A cada situação lida uma dupla vai e coloca o resultado no varal. Assim até que todas as fichas sejam colocadas.Durante a ida ao varal o professor questiona sobre o lugar do número no varal: é antecessor de que número? Menor de que número? Sucessor de que número? Maior de que número?
MODELO DO VARAL:
0 1 2 3 4 5 6 7 8


EXEMPLO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA:
Ana tem 9 anos e Carla tem 12 anos. Quantos anos Carla tem a mais que Ana?

ESTABELECENDO ESTRATÉGIAS


Na figura ao lado, temos vários tipos de triângulos, inclusive alguns sobrepostos sobre outros.
Você consegue contá-los?
O desafio consiste em estabelecer uma estratégia eficiente para proceder à contagem.
Veja o resultado:
Em primeiro lugar, observamos que a figura está dividida em 13 regiões.Destas, 12 são triângulos.
Tomando agora estas regiões de duas em duas, obtemos 12 novos triângulos
Tomando agora estas regiões de três em três, obtemos 6 novos triângulos
Tomando agora estas regiões de quatro em quatro, obtemos 2 novos triângulos.
Varal dos números
Nº de jogadores: toda turma em duplas.
Materiais:
-1 ficha numerada para cada aluno; - 1 varal; prendedores de roupa; - situações-problema.
Modo de jogar: Cada jogador recebe uma ficha numerada. O professor lerá a situação-problema e todos os alunos deverão resolvê-la.A dupla que possuir a ficha com o resultado, deverá pendurá-la no varal.O professor deverá ter o cuidado de elaborar situações-problemas cuja solução não seja repetida e se limite aos resultados que os alunos possuem, por exemplo de 1 a 15 se forem 30 alunos,A cada situação lida uma dupla vai e coloca o resultado no varal.Assim até que todas as fichas sejam colocadas.Durante a ida ao varal o professor questiona sobre o lugar do número no varal: é antecessor de que número? Menor de que número? Sucessor de que número? Menor de que número?
Material utilizado para confecção do jogo:
O varal é feito com uma corda e colocado no quadro ou na parede. As fichas podem ser feitas em papel cartaz ou cartolina.
Modelo do varal
Exemplo de situações-problema:
O professor elaborará de acordo com nível em que os alunos se encontram.
· Ana tem 9 anos e Carla tem12 anos.Quantos anos Carla tem mais que Ana?
· Leandro fará 14 anos, mas só tem oito velas para colocar em seu bolo. Quantas velas a mais deverá comprar?
Matemática florida
Tabuleiro da adição
Flores poligonais
Qual é o maior produto?
Batalha da multiplicação?
Brincando com as operações e expressões
Construindo o conjunto dos números primos
Matemática apaixonante
Dicionário da matemática

Jogo da adição


Você vai precisar de:

§ Uma ampliação em cartolina de um tabuleiro igual a este.

§ Três peões (pode-se usar pequenos pedaços de papel de cores diferentes, um para cada jogador)

§ Dez cartões:

Ø Cinco azuis com os números positivos

+1 +2 +3 +4 +5

Com o cartão azul, o jogador movimenta o peão para a direita (sentido positivo).

Ø Cinco vermelhos com os números negativos

-1 -2 -3 -4 -5

Com cartão vermelho, o jogador movimenta o peão para

a esquerda (sentido negativo).

Como jogar

§ Cada jogador, na sua vez, escolhe um peão e sorteia dois cartões.

Conforme o número do primeiro cartão, movimenta o peão para trás e ou para frente.Depois, partindo do ponto em que está, faz a mesma coisa com o número do segundo.

§ O jogo tem três rodadas. Vence quem, no final, estiver com o peão na casa de maior valor.

0


-7

-6

-5

-4

-3

-2

-1

1

2

3

4

5

6

7

-8

8

-9

9

-10

10

-11

11

-12

12

-13

13

-14

14

-15

15

terça-feira, 19 de maio de 2009


Sabendo que através dos jogos, há possibilidades de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Criamos um blog o qual contém jogos e desafios, curiosidades e atividades que estimulem o raciocínio lógico.

Objetivos:

· Despertar o interesse dos alunos pela disciplina, mudando a rotina da classe tornando as aulas mais prazerosas.

· Aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.

· Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Justificando:

O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina. A aprendizagem através de jogos e desafios permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico.

Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a socialização e as interações do indivíduo com outras pessoas.

Os jogos bem planejados e executados, são recursos pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.


Sabendo que através dos jogos, há possibilidades de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Criamos um blog o qual contém jogos e desafios, curiosidades e atividades que estimulem o raciocínio lógico.

Objetivos:

· Despertar o interesse dos alunos pela disciplina, mudando a rotina da classe tornando as aulas mais prazerosas.

· Aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.

· Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Justificando:

O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina. A aprendizagem através de jogos e desafios permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico.

Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a socialização e as interações do indivíduo com outras pessoas.

Os jogos bem planejados e executados, são recursos pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.